Qui, 27 de Fevereiro de 2014 10:34    PDF Imprimir E-mail
OPINIÃO: Dia Internacional da Mulher: histórico de lutas e de conquistas

O Dia Internacional da Mulher não é apenas uma data para presentear com flores mães, irmãs, filhas e esposas. A data remete a um período da história que mudou os rumos das discussões de gênero. E mudou direitos também. Hoje, podemos contabilizar avanços e conquistas importantes, porém, a vida não é calma para milhares de mulheres que lutam por um mundo mais justo e igualitário.

O dia 8 de março é lembrado como o Dia da Mulher Trabalhadora, porque no ano de 1857, 130 operárias de uma fábrica de tecido, nos Estados Unidos, fizeram uma greve por melhores condições de trabalho, e foram cruelmente assassinadas. De lá para cá, a luta das mulheres se transformou em significativas conquistas, mas as dificuldades ainda são muitas. No mercado de trabalho, um importante salto foi constatado. As mulheres passaram a ter cargos e funções que eram de exclusividade dos homens. No ramo metalúrgico, o número de mulheres vem aumentando, conforme  estudos recentes do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas Sócioeconômicos).

Entre 2003 e 2013, cresceu a participação feminina na metalurgia, passando de 14,9% do total de trabalhadores para 19%, Analisando separadamente o primeiro e último anos da série, observa-se que entre 2003 e 2013 a participação feminina cresceu 27,5%, enquanto que a masculina recuou 4,8%. Apesar desta informação revelar um movimento importante de aproximação, ainda levariam algumas décadas para que a participação dos sexos se tornasse melhor distribuída, inclusive, com a igualdade de salários e de direitos, fato que ainda está longe de ser alcançado.

A luta das mulheres está longe do fim. E pra quem ainda insiste em nos julgar como sexo frágil, vai constatar que a nossa luta pode ter diversos adjetivos, menos a fragilidade.

Glaucia Leticia dos Santos, coordenadora da Secretaria da Mulher do Sindicato e integrante do CSE-Volkswagen.